Templates da Lua

Créditos

Templates da Lua - templates para blogs
Essa página é hospedada no Blogger. A sua não é?

domingo, 24 de outubro de 2010

Modo de Montagem

Para começar compramos um cano pvc de 75 centimentros,duas lupas uma de 75 cm e outra de 60 cm, para encaixar as lupas,compramos um suporte adequado para seus tamanhos, e depois encaixamos tudo e assim a luneta ficou pronta.
Não deu trabalho nenhum em achar os materiais ou em montar, o processo foi bem tranquilo.Achamos legal fazer a luneta, pois foi um processo bem divertido e diferente.

Montagem da Luneta




domingo, 22 de agosto de 2010

Curiosidades da constelação de Escorpião

Antares é a estrela mais importante da constelação, é uma estrela supergigante, vermelha, distante aproximadamente 600 anos luz da Terra, 700 vezes maior que o nosso Sol e 10.000 vezes mais brilhante. O nome 'Antares' significa 'Rival de Marte' - rivalidade entre os dois astros mais avermelhados do céu que são frequentemente confundidos.

Luneta Caseira

No lugar da lente objetiva usa-se uma lente de óculos de grau positivo e no lugar da lente ocular usa-se um monóculo da fotografia. Os encaixes são feitos com tubos e conexões de PVC.Para construir um tripé para a luneta usa-se materiais rudimentares.

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Porque o céu é azul

Ao entrar em contato com a atmosfera, ela espalha-se devido ás particulas existentes no ar. Porém as ondas de cada cor espalhan-se de forma difentente, dependendo do seu comprimento.Quanto mais curtas, mais dispersas elas se tornam. O comprimento da onda azul faz com que ela se espalhe o suficiente para dar ao céu a tonalidade que vemos.Já no final da tarde, o sol ilumina obliquamente,obrigando os raios a fazer um caminho mais longo para chegar á terra.

Movimentos da constelação

Eclíptica é o circulo máximo da esfera celeste, que representa a trajetória aparente do sol ao redor da terra.Esse movimento apararente do sol é um consequência do movimento de tanslação da terra ao redor do sol.O sol em seu movimento aparente anual ao redor da terra atravessava a constelação de escorpião.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Tales de Mileto


Tales de Mileto

Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia.Ele é o marco inicial da filosofia ocidental.De ascedência fenícia,nasceu em Mile, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 A.C e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 A.C.
Tales é apontado como um dos 7 sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da escola jônica.Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores,embora discordassem quanto à 'substância primordial' (que constituia a essência do universo), concordavam com ele no que diz respeito à existência de um 'principio unico' para essa natureza primordial. entre os principais dicipulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaximenes que dizia que o ''ar'' era substancia primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-ralação.

Segundo site: wikipedia.org

Constelação de Escorpião - localização

A Constelação de Escorpião é facilmente reconhecível e serve de guia para se achar um ponto muito especial: o centro da Via Láctea.O corpo do escorpião se delineia a partir da estrela Antares, cujo brilho elevado, rivaliza com o do planeta Marte. A partir daí, nota-se uma reta rumo ao sul, alinham-se mais duas estrelas isoladas, e em seguida vem um par de astros bem próximos, designados u1 e u2 Sco. O pórximo membro da constelação também é uma dupla, §1 e §2 Sco. Começa aí a cauda do escorpião, no sentido do ponteiro do relógio, em cuja ponta está a estrela Shaula. Imagine agora um triângulo equilátero, isto é, de lados iguais, cuja base é traçada entre Antares e as §1 e §2: seu vértice superior à direção do centro galáctico, distante 27.700 anos-luz.


segundo o site: super.abril.com.br/tecnologia/procurando-constelacao-escorpiao-balanca-cauda-coracao-galaxia

Constelação de Escorpião

Constelação de Escorpião - mitos

De todas as 88 constelações, a de Esscorpião é a que mais se destaca. Ela foi identificada como tal tanto pelos gregos quanto pelos egípcios e persas. A origem egípcia remete às secas que dvastavam a região do Nilo, já que nessa época o Sol passava por essa constelação. Antares, a estrela mais brilhante de Escorpião, era considerada uma das "guardiãs" do céu segundo os persas. Já a mitologia grega tem outra explicação para a constelação. O Escorpião foi o animal enviado por Àrtemis para matar Órion. Uma variante do mito afirma que o Escorpião nunca chegou a matar Órion. De fato se obsevarmos o céu nessa época do ano veremos que a constelação de Órion se pãe enquanto que as estrelas de Escorpião nascem do outro lado da abóbada celeste.